Dia do Trabalho
Sempre tive curiosidade de saber por que se comemora o Dia do Trabalho. Cheguei a imaginar que algum fato trágico houvesse ocorrido e por isso comemora-se esse dia. Mas não é bem assim. Numa pesquisa rápida pela net descobri que o mês de maio já foi um mês bem diferente de qualquer outro ( e não é por que é o mês das noivas ou por que o Ayrton Senna morreu neste dia). Nesta data era comum que a tropa de choque e as polícias ficassem de prontidão, os patrões se preparavam para enfrentar problemas e os trabalhadores não sabiam se no dia 2 teriam emprego, liberdade ou até a vida.
Entretanto, atualmente é tudo bem diferente. Hoje é um dia marcado por festas da CUT e da Força Sindical, com shows de Ivete Sangalo e Cia, enfim uma data para ser comemorada. Mas comemorar o que? Os salários e as excelentes condições de trabalho é que não devem ser. E realmente não é, mas poucos são os trabalhadores, ou até os sindicalistas, que conhecem a origem do 1° de maio.
As suas origens prendem–se com a proposta dos trabalhadores organizados na Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) declarar um dia de luta pelas oito horas de trabalho. Mas foram os acontecimentos de Chicago, de 1886, que vieram a dar–lhe o seu definitivo significado de dia internacional de luta dos trabalhadores.
Essa paz atual, ocorre em parte, devido ao Estado Democrático de Direito em que vivemos e pela legalização das normas trabalhistas. O futuro dos trabalhadores é incerto, mas de uma coisa já se sabe, que com a globalização é inevitável que ocorra uma flexibilização das relações empregatícias, que só serão alcançadas e bem sucedidas depois de muitas negociações e de muita paciência.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home